10.4.06

A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal

k o bA nova Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) será o ponto de partida para um debate que irá juntar, na Universidade do Minho, profissionais da comunicação social, responsáveis políticos e das empresas de media, membros das entidades reguladoras e académicos, durante todo o dia de hoje.

A conferência de abertura contará com a presença de Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares, com a tutela da Comunicação Social. Ao longo do dia passarão pela Universidade do Minho diversas personalidades da área dos media, para um debate divido por três painéis.

O primeiro painel, “Da AACS à ERC”, contará com a representante da Entidade Reguladora da Comunicação Social Estrela Serrano, Francisco Rui Cádima, docente da Universidade Nova de Lisboa e ex-Director do Obercom, Manuela Espírito Santo, Mestrado em Ciências da Comunicação (UM) com projecto sobre a AACS e José Manuel Mendes, docente da Universidade do Minho e ex-membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

O segundo painel, “Novos desafios à Política e à Regulação dos Media” terá como oradores Teresa Ribeiro, Presidente do Instituto da Comunicação Social, Elsa Silva e Costa, jornalista do Diário de Notícias e investigadora dos grupos multimédia em Portugal, Pedro Jorge Braumann, docente da Escola Superior de Comunicação Social e Vice-Presidente do Centro de Investigação de Media e Democracia e Sara Pereira, investigadora em programação para a infância e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

O terceiro painel da conferência, “Regulação, Auto-regulação e Empresas Mediáticas” vai ter Estrela Serrano, membro da Entidade Reguladora da Comunicação Social e ex-provedora do Diário de Notícias, Felisbela Lopes, investigadora em informação televisiva e membro do Centro de Estudos de Comunicação, e Sociedade, Alfredo Maia, Presidente do Sindicato de Jornalistas e Jornalista do Jornal de Notícias e António Lobo Xavier, Consultor do Conselho e Administração da Sonae.com como convidados.

O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, se no âmbito do Projecto Mediascópio: Estudo da Reconfiguração do Campo da Comunicação e dos Media em Portugal, coordenado por Manuel Pinto.

O debate terá a particularidade de ter transmissão em directo por audio steaming aqui.

Sem comentários: