Os bloggers de Guimarães reuniram-se no último sábado para discutir os “cinco projectos para a cidade” apresentado no final de Setembro pela autarquia. Na Casa Medieval da Praça de S. Tiago, sede do Gabinete de Imprensa de Guimarães – Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação, instituição que se associou ao evento, reuniram-se representantes de 15 blogs de todo o concelho.
Os bloggers de Guimarães destacaram a importância que tem esta discussão em torno dos projectos que vão marcar as próximas décadas na cidade, numa condição particular que agrega a Capital Europeia da Cultura e o último Quadro Comunitário de Apoio. Além disso foi destacado que este tipo de discussão alargada não é vulgar e por isso saúda-se. A nova abordagem que se quer impor na organização do território foi sublinhada, significando uma alteração muito profunda na forma de pensar o território.
Os bloggers manifestaram a sua preocupação com a futura sustentabilidade de algumas destas intervenções, questionando também se Guimarães terá capacidade de manter tantos pólos de lazer e cultura em funcionamento além de 2012.
A discussão foi marcada pelas críticas de alguns bloggers ao facto de as propostas de intervenção se localizarem apenas na cidade, com acusações à autarquia de confundir o concelho com a cidade. As críticas incidiram ainda na falta de visão sobre a globalidade do concelho, tendo sido sugerido que se aposte numa estratégia de desenvolvimento concelhio que leve em consideração os pólos de ordem inferior à cidade.O projecto do Toural tem sido o mais mediático e discutido dos cinco apresentados em Setembro. Também no encontro de bloggers de Guimarães, o projecto da praça central da cidade foi um dos mais discutidos. Em causa está a retirada da calçada portuguesa e das árvores que marcam a praça. A perda de identidade do Toural pode vir a ser uma realidade, caso o projecto avance nos moldes em que foi apresentado, estando em causa também a referência que é aquele largo em termos turísticos.
Foi defendido que a retirada das árvores e do trânsito são incoerentes em termos ambientais, assim como pode sê-lo a existência do parque de estacionamento, pese embora alguns bloggers tenham defendido a existência do parque. Foi também defendido o regresso do chafariz do Carmo ao seu lugar histórico, no centro do Toural.O parque de lazer de Creixomil é visto como pertinente e a criação do lago artificial foi descrito como importante. No entanto, urge despoluir o Rio de Couros, que é condição sine qua none para que este projecto possa avançar.A temática dos transportes mereceu também especial relevo. Foi defendido que é fundamental definir uma estratégia de transportes, mais do que para a cidade, para toda a região. E nesse contexto o projecto de um metro interurbano no Minho tem que ser fortemente equacionado, daí que a proposta de um mini-metro Os bloggers de Guimarães reuniram-se no último sábado, contida no projecto de Creixomil/Silvares deva ser uma prioridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário