A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai homenagear, a título póstumo, António Teixeira de Carvalho, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal, em Arco de Baúlhe.
António Teixeira de Carvalho era associado do Gabinete de Imprensa de Guimarães e um dos mais participativos sócios desta associação, sendo assíduo nas realizações do GI.
"Nascido em 1950, na freguesia de Arco de Baúlhe, o Dr. António Francisco Teixeira de Carvalho, foi ao longo da vida «uma referência de dedicação à causa pública no concelho». Associado de inúmeras agremiações concelhias e co-fundador, foi dirigente de algumas delas. Foi igualmente presidente da Assembleia de Freguesia do Arco de Baúlhe ao longo de vários mandatos e Presidente da Junta daquela localidade entre 1983 e 1985. Foi ainda membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, eleito nas listas do Partido Socialista, desde 1994, período ao longo do qual contribuiu de forma decisiva, e com a sua acção esclarecida, para o desenvolvimento, não só da sua freguesia, mas também do seu concelho.
António Teixeira de Carvalho, destacou-se sempre pelo seu gosto pelas letras, de que sobressaiu a sua passagem pelo jornalismo, enquanto correspondente ao longo de vários anos, de um jornal diário nacional e também a sua participação activa na imprensa regional e local, o que muito contribuiu para a divulgação e promoção desta Terra de Basto. Este destacado cidadão Cabeceirense pautou a sua vida pela «defesa e pela prática dos valores humanistas e da solidariedade em que acreditava, sendo reconhecido por todos os que o conheceram e que com ele privaram como homem bom, culto, inteligente e discreto que cultivava a ponderação, o bom senso e a cordialidade»."
Sem comentários:
Enviar um comentário