O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), Azeredo Lopes, esteve presente, na quarta-feira, dia 26 de Março, no debate que marca o 32º aniversário do Gabinete de Imprensa de Guimarães. A iniciativa, que teve lugar no São Mamede – Centro de Artes e Espectáculos, juntou quase meia centena de jornalistas e colaboradores da comunicação, num debate que durou duas horas.
Azeredo Lopes recordou o “clima hostil vivido em
Segundo o presidente da ERC, o conceito de regulação levado à prática pela entidade “é menos repressivo do que indutivo de alteração de comportamentos”, como o prova a “prática contra ordenadora muito mais baixa” do que o regulador que o antecedeu.
O líder da Entidade Reguladora para a Comunicação disse existir entre a classe jornalística em Portugal um “síndrome de Bela Adormecida”, que torna a auto-regulação praticamente impossível: “Não há classe que mais proclame o seu amor à auto-regulaçao e que seja mais incapaz de a respeitar”.
Azeredo Lopes apontou ainda o caminho para o futuro da ERC: “Não gostaria de deixar a ERC sem que haja auto-regulaçao na imprensa e gostava também de refinar a nossa capacidade de regulação alta”.
Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas esteve também presente no debate e, apesar de continuar a criticar a exclusão dos regulados do Conselho Regulador da ERC, faz um balanço positivo da acção do regulador: “Sempre defendemos a regulação, porque ela é necessária e positiva. Todos os dias bulimos com os direitos dos cidadãos e tem que haver essa protecção”.
O debate “Dois anos de Entidade Reguladora para a Comunicação: Que balanço?”, está integrado na comemoração dos 32 anos do Gabinete de Imprensa de Guimarães – Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação e marca o início do Ciclo de Conferências Gabinete de Imprensa de Guimarães/ São Mamede – Centro de Artes e Espectáculos, m iniciativa que mensalmente promete trazer a Guimarães alguns dos nomes que fazem a actualidade da Comunicação no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário