1.3.09

Programa Social

O Gabinete de Imprensa propõe, na noite de 27 de Março:

Visita Guiada ao Museu de Alberto Sampaio (gratuita para os participantes da Convenção)

“Declara já o viajante que este é um dos mais belos museus que conhece. Outros terão riqueza maior, espécies mais famosas, ornamentos de linhagem superior: o Museu de Alberto Sampaio tem um equilíbrio perfeito entre o que guarda e o envolvimento espacial e arquitectónico. Logo o claustro da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, pelo seu ar recolhido, pela irregularidade do traçado, dá ao visitante vontade de não sair dali, de examinar demoradamente os capitéis e os arcos, e como abundam as imagens rústicas ou sábias, todas belas, há grande risco de cair o visitante em teimosia e não arredar pé. O que vale é acenar-lhe o guia com outras formosuras lá dentro das salas, e realmente não faltam, tantas que seria necessário um livro para descrevê-las (…) Este museu merece todas as visitas, e o visitante faz jura de cá voltar de todas as vezes que em Guimarães estiver.”

  José Saramago

In Viagem a Portugal

Situado em pleno centro histórico de Guimarães, classificado pela Unesco como Património Mundial, este foi o primeiro museu nacional a abrir em horário nocturno.

Café Fado – Café Concerto do Centro Cultura de Vila Flor (entrada sem consumo mínimo para os participantes da Convenção)

O Centro Cultural Vila Flor é, actualmente, um espaço de referência no panorama cultural nacional. Um espaço localizado em pleno coração de Guimarães, num verdadeiro sinal da excelência de uma cidade onde a cultura existe e está aberta a todos os públicos. Inaugurado no dia 17 de Setembro de 2005, foi pensado com o propósito de dar forma e vida a mais de 15 anos de percurso cultural local, mas também como motor de descentralização, permitindo a Guimarães fazer parte dos roteiros culturais do país.

Sem comentários: