28.3.09

Desemprego e recurso a estagiários são realidades no jornalismo

O professor do ISCTE José Rebelo afirmou que o tratamento dos dados da Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas mostrou que 5 por cento dos 7402 profissionais estão em situação de desemprego.

O coordenador da investigação “Perfil Sociológico dos Jornalistas Portugueses” justificou este resultado, com elementos que datam de 31 de Dezembro de 2006, explicando que os jornalistas omitem o facto de estarem sem emprego, porque isso dificulta a procura de um novo trabalho. “A margem de desemprego é extraordinariamente elevada”, declarou.

O docente referiu que 15 por cento dos jornalistas são freelance, valor que esconde situações de desemprego. José Rebelo disse ainda que há empresas que vivem à custa de estagiários, mesmo contornando impedimentos legais. Dos profissionais com carteira profissional, 7,5 por cento são estagiários.

Segundo os dados apresentados no decorrer dos últimos vinte anos o número de jornalistas foi multiplicado por seis. Apesar de 41% dos jornalistas serem mulheres, nos cargos de chefia 80 por cento são homens. Deste universo, 60 por cento trabalham na imprensa, 15,5 por cento na televisão e 13 por cento na rádio.

Texto de Luísa Teresa Ribeiro e Flavie Paula

Foto de Carlos Rui Abreu

Cobertura jornalística com o apoio do Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM).

Sem comentários: