28.3.09

Jornalismo local e regional nos dias de hoje


A coordenadora geral do jornal Diário do Minho defende que o exercício do jornalismo deve continuar a existir no plano local e regional, não obstante a evolução tecnológica. Luísa Teresa Ribeiro foi a oradora do grupo de trabalho sobre o jornalismo local e regional, que decorreu da parte da manhã. Numa sessão com bastante participação, debateu-se, principalmente, a forma como os media regionais e locais enfrentam as dificuldades.

A principal função deste tipo de jornalismo é o de “informar sobre o que está próximo”, diz. No entanto, este desempenha papéis importantes na sociedade, tais como a “manutenção de traços de identidade das comunidades" e a "audição de vozes que, normalmente, não são ouvidas, funcionar como espaço para participação cívica”.

Luísa Teresa Ribeiro abordou, em seguida, a questão dos novos media, falando em particular dos desafios que a Internet coloca ao jornalismo local e regional. Face a esta nova realidade, a oradora aponta soluções para manter vivos estes órgãos de comunicação social: “A organização do ponto de vista empresarial, a profissionalização dos membros do jornal, a necessidade de conquista da Internet, respeitando as regras específicas deste meio, o aproveitamento de sinergias que as novas tecnologias permitem e o estreitamento dos laços com o público”.

A sessão foi, depois, aberta à participação da assistência, onde se debateram temas como o excesso de proximidade das fontes e as pressões políticas e económicas. Alguns jornalistas participantes neste grupo de trabalho expuseram casos da sua experiência profissional, nomeadamente alguns casos em que foram vítimas de pressões.

Texto de Hugo Pires

Continue a acompanhar a II Convenção no blogue do GI e no twitter.

Sem comentários: