28.3.09

Credibilidade do jornalismo afectada pela Internet


Pedro Antunes Pereira foi o orador do grupo de trabalho dedicado ao tema a relação dos jornalistas com as fontes, onde destacou a importância da "liberdade jornalística" e criticou as agências noticiosas e as assessorias de imprensa. O jornalista começou por salientar a importância de manter boas relações com as fontes e apontou alguns perigos colocados pelo papel que a Internet desempenha actualmente no quadro da profissão. "O jornalismo caminha para um precipício e a internet só agrava a situação", reforçou, em referência às fontes anónimas que povoam o meio cibernético.


Para Pedro Antunes Pereira, as agências de comunicação e as assessorias de imprensa "limitam a liberdade jornalística". "Sou um jornalista livre e aprecio muito essa liberdade", referiu, criticando ainda o que considerou ser a " preguiça" dos jornalistas para combater as pressões do meio.

Perante uma plateia activa, que alimentou um debate aceso, o convidado sustentou não acreditar em condicionalismos temporais. "Em jornalismo, o tempo é uma treta", atirou, aproveitando para voltar a realçar a importância da credibilidade do jornalista e o esforço para "alimentar" as fontes noticiosas. Em jeito de conclusão, Antunes alertou ainda para a necessidade de "humanização" do jornalista e para o valor do trabalho de campo no "contacto com o povo".


Texto de Paulo Paulos

Continue a acompanhar a II Convenção no blogue do GI e no twitter.

Cobertura jornalística com o apoio do Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM).

Sem comentários: