27.3.09

Jornalistas desportivos são discriminados


Fernando Eurico, director da secção desportiva da Antena 1 no Porto, defendeu esta tarde, no grupo de trabalho dedicado à vertente desportiva do jornalismo, a importância do desporto no quotidiano dos portugueses, reprovando o tratamento que é dado aos profissionais desta área.

O jornalista da Antena 1 criticou o que entendeu ser a discriminação dos jornalistas desportivos e contrapôs, considerando o jornalismo “indivisível”. “Não existe jornalismo desportivo, apenas jornalismo, apesar das especializações”, reforçou.

Durante cerca de duas horas, Eurico falou sobre as especificidades do jornalismo desportivo e espicaçou o debate com temas da actualidade da profissão, começando por salientar a importância do desporto no quotidiano dos portugueses. “O desporto é um chamariz. Dos 27 países da União Europeia, Portugal é o único com três jornais desportivos diários”, atirou o convidado.

Profundo conhecedor do meio, o relatador realçou o elevado interesse que existe pela modalidade, sem deixar, no entanto, de criticar o modo como o lucro e as audiências representam uma fonte poderosa de pressão. “A informação transformou-se num negócio”, frisou.

Texto de Paulo Paulos

Foto de Ana F. Monteiro

Cobertura jornalística com o apoio do Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho (GACSUM).

Sem comentários: